Como você acha que a profissão Enfermagem pode ser mais valorizada?

terça-feira, 16 de março de 2010

Ansiedade

Emoção básica essencial ao desempenho humano, que pode atingir graus patológicos. Quando atinge estes graus ela se torna uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, medo, que provoca um mal estar e uma tensão constante. A pessoa está sempre com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir. Este estado de espírito altera negativamente a vida da pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos. Perde sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre ocupada, fugindo do seu estado emocional para que se sinta melhor.
As causas são variadas como perda de pessoas queridas, situações stressantes vividas ao longo da vida, medo em relação a tomada de decisões. A ansiedade é muitas vezes herdada da família, acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes, além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.
As pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e na reflexão. Os sintomas são caracterizados por insônia, excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, má digestão, confusão, boca seca, contrações ou tremores incontroláveis, tensão muscular, algias. Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, outras devido ao stress como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno alimentar noturno, comer compulsivamente e alterações no sistema nervoso autônomo.
No tratamento da ansiedade usa-se a prática de exercícios relaxantes como o yoga e outros exercícios físicos que libertem do stress e que descontraíam a pessoa. Localização das causas da ansiedade para que dessa forma possam ser tratadas especificadamente. Uso de medicamentos, dentre os quais ansiolíticos e antidepressivos, aconselhamento, conversas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cuidado com Pacientes Oncológicos

O câncer éconsiderado uma doença crônica com efeitos físicos e emocionais. A reabilitação do paciente com câncer é um processo contínuo, com a finalidade de maximizar a capacidade deste paciente dentro das limitações impostas pela doença, pelo tratamento e avaliando a condição de vida destes pacientes, conseguir dados sobre a história deste paciente para planejar a melhor terapêutica a ser aplicada, buscando o processo de reabilitação.
A assistência prestada ao paciente submetido a quimioterapia não é apenas fornecer dados técnicos ou os efeitos colaterais do tratamento. A assistência de enfermagem vai muito além disso, devemos direcioná-la à compreensão da visão do paciente sobre o câncer e seus tratamentos, pois durante este período, ele passa por sentimentos como: esperança, incertezas, medos, enfrentamento dos efeitos colaterais, bem como o estigma que cerca esta doença. Assistência deve ser prestada de forma holística, sendo fundamental o acompanhamento, buscando conhecer as reais necessidades do paciente, onde o principal objetivo é o melhor controle de vida.
O câncer é uma doença carregada de estigma e muito relacionada à morte,ou seja, receber um diagnóstico positivo de câncer,para muitos é condenação à morte.
A equipe de enfermagem precisa ser profissional, qualificada e especializada, para que o cuidado contenha todos os elementos de compromisso, envolvimento, sensibilidade e solidariedade, pois é o profissional de enfermagem que está em contato direto com o paciente e seus familiares.

Enfermagem

O trabalho de Enfermagem

Trata o presente trabalho de uma reflexão sobre o cuidado de enfermagem elegendo a dimensão ético-política e alguns aspectos histórico que o caracterizam. O ato de cuidar desvela o existencial, de onde derivam sentimentos, atitudes e ações, como vontades, desejos, inclinações e impulsos, ou seja, o homem perante o mundo, os outros, e a si mesmo. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro, em sua complexidade, suas escolhas.

Uso de EPI'S

Na área da Enfermagem é imprescindível o uso dos equipamentos de proteção individual(EPI).
*Para que serve?É um produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos.
*Quais os mais usados?Os principais equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados na enfermagem são: gorro, luvas, óculos, quarda-pó, máscara e pró-pé. Os mesmos devem ser utilizados corretamente para maior eficácia e assim prevenindo acidentes.Leia mais:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500010* Se não usados corretamente, o que pode acontecer?O uso incorreto dos EPI'S pode acarretar em uma contaminação do paciente e do próprio trabalhador.Lembre-se: Cuide de você e principalmente de seu paciente !!

Bem-Vindo!!!

Olá, estou criando um blog para que suas dúvidas sobre enfermagem e assuntos ligados a área possam ser esclarecidos.Aproveitem!!