Como você acha que a profissão Enfermagem pode ser mais valorizada?

terça-feira, 16 de março de 2010

Ansiedade

Emoção básica essencial ao desempenho humano, que pode atingir graus patológicos. Quando atinge estes graus ela se torna uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, medo, que provoca um mal estar e uma tensão constante. A pessoa está sempre com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir. Este estado de espírito altera negativamente a vida da pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos. Perde sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre ocupada, fugindo do seu estado emocional para que se sinta melhor.
As causas são variadas como perda de pessoas queridas, situações stressantes vividas ao longo da vida, medo em relação a tomada de decisões. A ansiedade é muitas vezes herdada da família, acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes, além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.
As pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e na reflexão. Os sintomas são caracterizados por insônia, excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, má digestão, confusão, boca seca, contrações ou tremores incontroláveis, tensão muscular, algias. Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, outras devido ao stress como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno alimentar noturno, comer compulsivamente e alterações no sistema nervoso autônomo.
No tratamento da ansiedade usa-se a prática de exercícios relaxantes como o yoga e outros exercícios físicos que libertem do stress e que descontraíam a pessoa. Localização das causas da ansiedade para que dessa forma possam ser tratadas especificadamente. Uso de medicamentos, dentre os quais ansiolíticos e antidepressivos, aconselhamento, conversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário