Como você acha que a profissão Enfermagem pode ser mais valorizada?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cuidado com Pacientes Oncológicos

O câncer éconsiderado uma doença crônica com efeitos físicos e emocionais. A reabilitação do paciente com câncer é um processo contínuo, com a finalidade de maximizar a capacidade deste paciente dentro das limitações impostas pela doença, pelo tratamento e avaliando a condição de vida destes pacientes, conseguir dados sobre a história deste paciente para planejar a melhor terapêutica a ser aplicada, buscando o processo de reabilitação.
A assistência prestada ao paciente submetido a quimioterapia não é apenas fornecer dados técnicos ou os efeitos colaterais do tratamento. A assistência de enfermagem vai muito além disso, devemos direcioná-la à compreensão da visão do paciente sobre o câncer e seus tratamentos, pois durante este período, ele passa por sentimentos como: esperança, incertezas, medos, enfrentamento dos efeitos colaterais, bem como o estigma que cerca esta doença. Assistência deve ser prestada de forma holística, sendo fundamental o acompanhamento, buscando conhecer as reais necessidades do paciente, onde o principal objetivo é o melhor controle de vida.
O câncer é uma doença carregada de estigma e muito relacionada à morte,ou seja, receber um diagnóstico positivo de câncer,para muitos é condenação à morte.
A equipe de enfermagem precisa ser profissional, qualificada e especializada, para que o cuidado contenha todos os elementos de compromisso, envolvimento, sensibilidade e solidariedade, pois é o profissional de enfermagem que está em contato direto com o paciente e seus familiares.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Bem interessante!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações postadas...
    Parabéns!!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Pacientes oncológicos realmente merecem um cuidado especial, sua saúde mental é muito afetada devido a patologia.
    Parabéns, muito interessante!

    ResponderExcluir